Este trabalho tem como objetivo apresentar a aplicação de técnicas espectroscópicas e recursos de software baseados em matemática avançada, para a realização de perícias documentais, a fim difundir e ampliar a gama de ferramentas disponíveis ao profissional da ciência forense.
A Espectroscopia é uma técnica bastante conhecida principalmente na área de Química e Física, contudo, ainda pouco estudada para análise documental. Espectrômetros equipados com microscópios, voltados para a perícia documental existem no mercado, como o Vídeo Comparador Espectral e o Espectrômetro com tecnologia Raman, que permitem utilizar iluminação em vários comprimentos de onda e traçar espectros de absorção, emissão ou reflectância, para análise das características das tintas esferográficas e de impressão utilizadas em documentos. Esta tecnologia aplicada ao exame de documentos permite a análise mais apurada do material de perícia, para estudos como diferenciação de tintas esferográficas, cruzamento de traços, características do suporte, bem como mais confiabilidade nos resultados devido a sua sensibilidade e abrangência.
A computação também oferece um leque de possibilidades, com recursos de baixo nível de investimento, destinados a aprimorar os trabalhos forenses, como a utilização da deconvolução para separação de cores, entre outros tantos recursos disponíveis.