Neste espaço serão apresentados assuntos a respeito de exames documentais e grafotécnicos, como posts a respeito da área, conceitos e referências bibliográficas.
Primeiramente vamos conhecer o significado de documento. Conforme o dicionário Aurélio documento é “qualquer base de conhecimento, fixada materialmente e disposta de maneira que se possa utilizar para consulta, estudo, prova, etc.”
Pode-se dizer que os primeiros documentos surgiram através de desenhos que perduraram e que hoje contam a história de uma época. Ilustrações, anotações, mapas surgiram com intuito de fornecer informações a respeito de caminhos já trilhados. Com o avanço das rotas comerciais, e consequente confirmação da compra e venda de produtos, surgiu a necessidade de materialização dos acordos comerciais.
Entendo que documento seja todo material que contém informação, seja em forma de grafismos, impressos, meio digital, etc., como maneira de registrar um fato ou ideia. Desta forma, tal informação se torna uma prova material da ocorrência de algum evento e imprescindível quando se pretende registrar algo e utilizá-lo como prova.
Pensando desta forma, a autenticidade do documento deve ser verificada para que se comprove sua veracidade, cabendo então aos especialistas em Documentoscopia este procedimento.